Você enxerga assim?

Todo mundo em algum momento já passou pela experiência de ver pequenas manchinhas ou ‘mosquinhas’ de visão que, de repente, sumiam. Esse tipo de fenômeno é relatado por muitas pessoas e, por vezes, são inofensivos. No entanto, pacientes que sofrem de descolamento de vítreo posterior apresentam esse tipo de sintoma com mais frequência, assim como a impressão de enxergar teias de aranhas ou mesmo flashes de luz.

O descolamento – ou desprendimento – do vítreo é mais comum em miopes e suas chances aumentam com a idade. É importante ficar atento aos sintomas, pois o processo de descolamento vítreo pode gerar trações na retina, levando à roturas que podem evoluir para descolamento de retina.

:woman:‍O diagnóstico é clínico e exige um mapeamento de retina. Uma vez detectado o descolamento de vítreo, o médico deverá avaliar se houve lesões na retina. Por vezes, nenhum tratamento é necessário e os sintomas desaparecem nas semanas seguintes. Nos casos de roturas, o tratamento com laser é indicado. No entanto, se houver evolução para descolamento de retina, pode ser necessário intervenção cirúrgica. :scream:O descolamento de retina, quando não tratado a tempo, pode levar a perda de visão irreversível. Caso você apresente os sintomas como os mencionados acima ou note qualquer alteração em sua visão, é importante buscar acompanhamento oftalmológico. O diagnóstico e tratamento adequado são fundamentais para manter uma boa visão!

Endereço

Av. Doutor Oscar Pirajá Martins, 951
São João da Boa Vista, SP
CEP 13874-000.

(19) 3635-2222

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Siga nossos canais sociais!

Abrir Chat