Vista com Catarata

Consiste na opacificação do cristalino, lente natural do olho, o que impede que a luz atinja a retina corretamente, acarretando na diminuição progressiva da visão, causando desde pequenas alterações, até a cegueira.

A catarata pode ser classificada em três tipos: congênita, secundária e senil. Na primeira, a doença está presente desde o nascimento, podendo ser causada por problemas durante a gravidez. Já a secundária, é ocasionada devido a diversos fatores, sendo oculares, como glaucoma, descolamento da retina, tumores malignos intraoculares, entre outros, ou não, como diabetes mellitus ou exposição à radiações, por exemplo. Além disso, o uso de alguns medicamentos podem acelerar o aparecimento da catarata, como os que contém corticóides. A catarata senil, por sua vez, é causada pela degeneração do cristalino devido ao envelhecimento e, nesse caso, não é considerada uma doença, mas um processo natural relacionado à idade.

Em adultos, ela se desenvolve lentamente, é indolor e, normalmente, os sintomas estão relacionados à sensibilidade maior à luz, dificuldade para enxergar cores e sensação de visão “nublada”.

A catarata tem cura através de correção cirúrgica, um procedimento rápido, porém delicado, que pode ser realizado independente do tipo e do grau de comprometimento da visão.

Endereço

Av. Doutor Oscar Pirajá Martins, 951
São João da Boa Vista, SP
CEP 13874-000.

(19) 3635-2222

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Siga nossos canais sociais!

Abrir Chat