Usar lentes de contato logo após a cirurgia ocular pode causar complicações?

As cirurgias refrativas são utilizadas no tratamento de determinadas doenças oculares, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo. A cirurgia é bastante eficiente, mais de 90% dos pacientes têm seu grau corrigido e não necessitam mais utilizar óculos ou lentes de contato.

Porém, em uma pequena parte dos pacientes, pode ocorrer uma hipercorreção, regressão ou mesmo aumento do grau. Seja qual for o caso, o paciente, de acordo com a avaliação médica, pode ter que se submeter à uma nova cirurgia, ou, como alternativa, voltar a usar lentes corretivas para enxergar com nitidez. No entanto, como a cirurgia acaba diminuindo provisoriamente a produção das lágrimas, podendo resultar em síndrome do olho seco, o uso de lentes pode causar sensação de queimação, coceira, vermelhidão e até mesmo aumentar o risco de infecções por bactérias ou fungos.

Por isso, o ideal é utilizar as lentes apenas quando o filme lacrimal estiver normalizado. Mas, antes de colocar suas lentes de contato, consulte um oftalmologista para que ele possa avaliar os seus olhos e instrui-lo corretamente sobre o uso das lentes nesse momento.

Endereço

Av. Doutor Oscar Pirajá Martins, 951
São João da Boa Vista, SP
CEP 13874-000.

(19) 3635-2222

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Siga nossos canais sociais!

Abrir Chat