Quase impossível alguém passar a copa do mundo sem falar sobre o assunto, não é verdade? Entretenimento à parte, hoje quem vai entrar em campo é a saúde ocular. Todo atleta de futebol de alto nível precisa ter uma excelente acuidade visual para ter um bom rendimento em campo.
Mesmo para quem tem uma visão boa, as condições da partida nem sempre são favoráveis: uma partida pode ocorrer durante uma noite de chuva, embaixo de um sol forte com o tempo seco ou mesmo durante uma nevasca, como pode ocorrer em alguns estádios da Rússia. Os atletas estão em risco de sofrerem lesões oculares durante uma partida, caso o olho sofra algum impacto ou devido à incidência dos raios ultravioletas (já que o uso de óculos escuros não é recomendado).
A lesão pode se manifestar por dor e irritação ou até mesmo ocasionar a perda da acuidade visual do olho acometido.
Atletas que apresentam defeitos oculares refrativos, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, podem apresentar dificuldades em realizar uma boa defesa ou um bom chute ao gol. Nesses casos é indicado realizar cirurgias refrativas ou utilizar lentes de contato!