Retina

É uma membrana localizada na parte posterior do olho, responsável por transformar toda a luz que recebe em estímulos nervosos que, quando enviados ao cérebro são traduzidos em imagens. Ou seja, a retina é a parte do olho responsável pela formação de imagens, por isso, qualquer tipo de alteração pode indicar perda parcial ou total da visão.

A retina conta com cerca de 120 milhões de células fotoreceptoras. A função é liberar moléculas neurotransmissoras, que diminuem de acordo com o aumento de luz recebida.

Devido à sua localização, só é possível ao médico oftalmologista examinar a retina através de um aparelho chamado oftalmoscópio, que o permite enxergar o fundo do olho. Mas também existem outros exames importantes para um bom diagnóstico, como o mapeamento da retina, a retinografia, angiofluoresceinografia e o OCT (topografia de coerência ótica).

Entre as principais doenças relacionadas à retina estão a retinopatia diabética, que afeta seus vasos sanguíneos, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), que provoca uma perda progressiva da visão central e o descolamento da retina, que consiste na separação entre a estrutura da retina e o globo ocular.

Endereço

Av. Doutor Oscar Pirajá Martins, 951
São João da Boa Vista, SP
CEP 13874-000.

(19) 3635-2222

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Siga nossos canais sociais!

Abrir Chat