Por que a retina é tão susceptível a hemorragias

A retina, membrana localizada no fundo do globo ocular, é responsável por captar os estímulos luminosos, os quais serão enviados ao cérebro, pelo nervo óptico, para serem convertidos em imagens.

As células fotorreceptoras presentes na retina (cones e os bastonetes) são nutridas por uma rede complexa de vasos sanguíneos. Os vasos sanguíneos da retina são muito sensíveis e podem ser danificados facilmente como consequência de uma condição clínica ou devido a traumatismos oculares. Quando os vasos da retina são lesionados, ocorre a hemorragia retiniana, que bloqueia os estímulos luminosos e sua transmissão para o cérebro, impedindo a formação das imagens. Os principais sintomas de hemorragia na retina são visão borrada, diminuição da acuidade visual e percepção de moscas volantes.

Pacientes com hipertensão arterial, diabetes e degeneração macular relacionada à idade são os mais susceptíveis a desenvolver o quadro de hemorragia retiniana. Caso surja algum sintoma, consulte imediatamente um oftalmologista.

Endereço

Av. Doutor Oscar Pirajá Martins, 951
São João da Boa Vista, SP
CEP 13874-000.

(19) 3635-2222

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Siga nossos canais sociais!

Abrir Chat