Para o bem da sua saúde ocular evite coçar os olhos!

:eyes:Às vezes, sentimos algum incômodo no rosto ou estamos com sono e quando percebemos, já estamos coçando os olhos. Apesar de comum, essa é uma prática que deve ser combatida e evitada!   O olho é um órgão delicado e sensível e, ao esfregar a região, podemos acabar causando lesões. Ao longo do tempo, e caso a prática se repita sem nenhum cuidado, estas lesões podem levar ao desenvolvimento de doenças graves. Na maioria dos casos, a coceira ocular ocorre por conta de alergia a poeira, ácaros, tapetes, e pelos de animais.

O processo alérgico aumenta a produção de histamina, que é uma substância inflamatória capaz de gerar sintomas como coceira, vermelhidão e inchaço ocular. Outras causas são a diminuição na produção de lágrimas, esforço ocular excessivo devido à exposição ao celular, computador ou uso de lentes de contato. :eyes:A pressão constante dos dedos nos olhos pode causar afinamento da córnea, característica que tem potencial para progredir ao ceratocone. Esta doença deixa a córnea em formato de cone e pode causar miopia, astigmatismo e até perda da visão. Outras lesões graves são as úlceras em escudo e machucados na retina, causadas por coceira extrema.

Para piorar, as mãos são as partes do corpo que estão mais predispostas a carregar inúmeros vírus e bactérias, aumentando o risco de infecções oculares, como a conjuntivite. Coçar os olhos não alivia a coceira, causando apenas vermelhidão, inchaço e irritação. A melhor opção? Colocar compressas geladas, lavar os olhos com soro fisiológico e utilizar colírios lubrificantes e antialérgicos, prescritos por um especialista. Se a coceira ocular é um problema recorrente, procure um oftalmologista para diagnóstico e tratamento!

Endereço

Av. Doutor Oscar Pirajá Martins, 951
São João da Boa Vista, SP
CEP 13874-000.

(19) 3635-2222

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Siga nossos canais sociais!

Abrir Chat