Glaucoma e Apneia do Sono: Entenda a relação

O glaucoma é uma doença ocular provocada pelo aumento da pressão intraocular, que pode provocar lesões no nervo ótico e levar à perda irreversível da visão. – :sleeping:Já apneia obstrutiva do sono é uma condição caracterizada por interrupções na respiração enquanto a pessoa dorme, e ocorre devido ao relaxamento dos músculos da garganta. Quem sofre deste distúrbio normalmente ronca e acorda várias vezes durante a noite, mesmo sem perceber.

Quando a apneia do sono não é tratada, a baixa concentração de oxigênio (hipóxia) e o aumento das taxas de gás carbônico no sangue arterial (hipercapnia) resultantes desse processo eventualmente provocam alterações vasculares sistêmicas, incluindo o aumento da pressão intraocular – ou seja, o principal fator de risco para o desenvolvimento de glaucoma.

Um estudo realizado por pesquisadores chineses e publicado no jornal da Academia Americana de Oftalmologia acompanhou dois grupos de pacientes por um período de 5 anos, e concluiu que, nesse período, os participantes diagnosticados com apneia obstrutiva do sono apresentaram uma chance 67% maior de desenvolver glaucoma (DOI: 10.1016/j.ophtha.2013.01.006).

Pelo protocolo científico, ainda são necessários mais estudos para ser possível afirmar de forma definitiva que exista uma associação entre as duas doenças. As evidências até o momento, no entanto, só reforçam a importância do acompanhamento periódico da saúde ocular, até para a identificação de possíveis sinais indicativos de outras questões fisiológicas que também exijam tratamento, como a apneia.

Mantenha suas consultas em dia e, em caso de dúvidas, não hesite em buscar orientação especializada. Sua saúde agradece!

Endereço

Av. Doutor Oscar Pirajá Martins, 951
São João da Boa Vista, SP
CEP 13874-000.

(19) 3635-2222

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Siga nossos canais sociais!

Abrir Chat