Etnia e Problemas Oculares: é importante entender para prevenir

Nosso país possui uma população miscigenada. São diversas as etnias que compõem e ressignificam a cultura brasileira! E estar atento à essa diversidade também envolve ter um olhar atencioso à saúde: existe alguma relação entre etnias e problemas oculares?

Em um estudo recente, publicado pela Academia Americana de Oftalmologia, os pesquisadores afirmaram que sim: existe comprovação de que latino-americanos de origem negra têm uma maior incidência de pressão intraocular elevada, sendo até 4 vezes mais propensos ao desenvolvimento de glaucoma. Outra etnia que vem tendo grande incidência de problemas oculares é a asiática. Apesar dos fatores comportamentais, como o avanço tecnológico e o excesso de tempo gasto com aparelhos eletrônicos, há a hipótese de que a genética também desempenhe um importante papel no surgimento da miopia nesta população.⠀

Isso não deve ser, NUNCA uma justificativa para discriminação ou preconceito. Entender que existem particularidades genéticas dentre as etnias nos permite intensificar o cuidado e a atenção à saúde preventiva. Se você faz parte da população de risco ou possui histórico familiar de doenças oculares, não dê margem para uma possível progressão silenciosa: busque ajuda médica e realize o acompanhamento oftalmológico.

Endereço

Av. Doutor Oscar Pirajá Martins, 951
São João da Boa Vista, SP
CEP 13874-000.

(19) 3635-2222

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Siga nossos canais sociais!

Abrir Chat