Dia internacional de luta pela saúde da mulher: Fique atenta a sua saúde ocular!

:woman:Você sabia que as mulheres são mais propensas ao surgimento de problemas oculares? Esse fator está relacionado principalmente às alterações hormonais que marcam o ciclo de vida feminino, como a menopausa e alterações no organismo durante a gestação.

:woman:Outro fator importante é a expectativa de vida feminina que é maior do que a masculina. O que as torna mais suscetíveis a doenças naturais do processo de envelhecimento, como a catarata, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), a retinopatia diabética, entre outras.

Entre gestantes, é comum apresentarem visão embaçada e aumento de problemas refrativos. Além disso, exames oftalmológicos devem ser realizados no pré-natal para prevenir a pré-eclâmpsia e o diabetes gestacional, que aumentam a pressão arterial e podem prejudicar a visão.

‍E durante a menopausa, ocorre a diminuição do hormônio estrogênio, o que pode provocar alterações no filme lacrimal, ocasionando incômodo e coceira nos olhos, fotofobia e síndrome da disfunção lacrimal (como o “olho seco”), que pode afetar o cristalino e aumentar as chances de desenvolver catarata. Após os 50 anos, é importante visitar o oftalmologista regularmente para monitorar os processos citados e também para prevenir e tratar (se necessário), a DMRI que pode levar à perda definitiva da visão.

Mas não se esqueça, os cuidados com a visão devem ser realizados em todas as fases da vida! Não deixe que a jornada dupla, cuidados com os filhos e a família, te impeçam de cuidar da própria saúde. Sua visão agradece!

Endereço

Av. Doutor Oscar Pirajá Martins, 951
São João da Boa Vista, SP
CEP 13874-000.

(19) 3635-2222

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Siga nossos canais sociais!

Abrir Chat