Busque equilíbrio com a prática da yoga sem descuidar da saúde ocular

Estudos comprosaúde física e mental. Contudo, é bom saber que certas posturas podem aumentar a pressão ocular, e devem ser evitados principalmente por pacientes com glaucoma.

A prática de yoga tipicamente inclui posturas “invertidas” como a do vam que a prática de yoga traz inúmeros benefícios à cão olhando para baixo (adho mukha), que elevam a pressão intraocular, conforme estudo publicado no jornal científico PLOS One (DOI: 10.1371/journal.pone.0144505).

Sabemos que, em pacientes com glaucoma, a elevação da pressão intraocular de forma geral pode provocar danos ao nervo óptico e comprometer a acuidade visual. Apesar disso, os pesquisadores responsáveis fazem a ressalva de que novos estudos ainda são necessários para determinar exatamente os riscos de progressão do glaucoma a partir das posições invertidas de yoga.

Vale ressaltar que o glaucoma não impede a prática em si do yoga ou outros tipos de atividades físicas. Porém, é importante compartilhar essa informação com o seu instrutor para que sua prática seja delineada com os exercícios adequados e cuidadosamente escolhidos para o seu perfil.

Endereço

Av. Doutor Oscar Pirajá Martins, 951
São João da Boa Vista, SP
CEP 13874-000.

(19) 3635-2222

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Siga nossos canais sociais!

Abrir Chat