Parece ficção científica: mas é o avanço da oftalmologia

A ciência evolui tanto, que por vezes vemos notícias que parecem saídas de uma história de ficção científica, não é mesmo? E na área da oftalmologia não é diferente, por vezes somos surpreendidos positivamente com descobertas e ferramentas capazes de de melhorar a saúde ocular. Um desses exemplos é a história de Bernardeta, uma paciente cega, que voltou a enxergar com a implementação de um olho biônico!

Após décadas de estudo, uma equipe da Universidade de Miguel Hernandez, na cidade de Elche, Espanha, conseguiu fazer o seu primeiro experimento com a implementação de um olho biônico na paciente Bernardeta Gómez, cega há 16 anos. O “olho biônico”, na verdade consiste em um sistema dividido em duas partes: um par de óculos com câmera conectado a um computador, ligado a um receptor inserido cirurgicamente na parte de trás do crânio com 100 eletrodos na região da visão.

O resultado foi positivo, Bernardeta conseguiu enxergar, ainda que em baixa resolução, o que estava em sua frente, que definiu como “pontos brilhantes”. Os testes continuarão sendo realizados em outros pacientes.

Estima-se que existam cerca de 36 milhões de pessoas cegas no mundo, e essa é uma esperança para que os deficientes visuais tenham a oportunidade de voltar e enxergar, mesmo que de uma forma não convencional!

Endereço

Av. Doutor Oscar Pirajá Martins, 951
São João da Boa Vista, SP
CEP 13874-000.

(19) 3635-2222

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Siga nossos canais sociais!

Abrir Chat