Inovação na oftalmologia: O açaí ainda vai contribuir para a sua saúde ocular!

Uma pesquisa revolucionária realizada por pesquisadores brasileiros está prestes a facilitar procedimentos cirúrgicos intraoculares com um corante produzido a partir do açaí. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a pesquisa, iniciada em 2010, envolve cerca de 100 cientistas ligados à Universidade Federal de São Paulo e à Escola Paulista de Medicina e está finalizando os testes do composto, que tem propriedades antioxidantes e seria mais seguro que os corantes químicos utilizados atualmente em cirurgias oculares. Além disso, o produto tem a vantagem de ser até 20 vezes mais barato que os compostos convencionais.

Durante uma cirurgia intraocular, um corante deve ser aplicado na parte interna dos olhos para facilitar a visualização das membranas e tecidos transparentes, que são estruturas altamente complexas e delicadas. Essa técnica, denominada cromovitrectomia, é usada principalmente em cirurgias de retina. No entanto, quando aplicados em excesso, os corantes químicos podem causar atrofias nas camadas da retina. A pesquisa analisou uma série de corantes naturais originários da flora brasileira, entre eles o urucum, açafrão e pau-brasil. A partir de testes laboratoriais de pH, cor e adesão às membranas intraoculares, o corante obtido a partir da antocianina, substância encontrada no açaí brasileiro, mostrou maior capacidade de tingimento e menor toxicidade.

A partir daí, foi realizado ensaio clínico em olhos humanos por seis meses, comprovando a eficácia e segurança da técnica. Em breve devemos ter mais novidades sobre essa inovação 100% nacional. Vamos aguardar!

Endereço

Av. Doutor Oscar Pirajá Martins, 951
São João da Boa Vista, SP
CEP 13874-000.

(19) 3635-2222

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Siga nossos canais sociais!

Abrir Chat